“Tudo o que a mente pode conceber e acreditar, ela pode realizar.”

“Todo fracasso traz consigo a semente de um sucesso equivalente.”

“Ensino superior não é sinônimo de educação superior…”

(Napoleon Hill)

Recentemente foi postado no Youtube uma série de vídeos do famoso escritor norte-americano, Napoleon Hill. Eu já havia traduzido o único vídeo disponível dele na internet, e postado aqui no blog, há quase dois anos atrás. Mas a partir de hoje, trago com exclusividade a inédita e imperdível série completa de vídeos de Napoleon, que foi remasterizada e gentilmente publicada na internet pela empresa Primeau Productions, traduzida e legendada em português!

Filmagem rara, gravada no início dos anos 1960, tem a apresentação de W. Clement Stone, empresário e também autor de livros de auto-ajuda. Nessa série de vídeos, Napoleon nos apresenta os 17 Princípios para se obter a Chave Mestra do Sucesso. Quem já conhece o autor não irá se espantar com o fato de que mesmo em vídeo, Napoleon não dá o “ouro” ( ou melhor, não conta diretamente o segredo).  Tudo o que ele faz é dar pistas, e se o leitor (ou no caso dos vídeos, aquele que assiste) estiver preparado e verdadeiramente buscando por isso, a “Chave Mestra” – que abre qualquer porta e possibilita sucesso em qualquer área da vida – poderá ser descoberta e utilizada.

Napoleon-Hill

Napoleon Hill, para os que não o conhecem ou conhecem pouco, foi o responsável por desenvolver uma filosofia, ou melhor, Ciência para o Sucesso. De família humilde, não possuía boa educação (no sentido de ter frequentado boas escolas), e aos 15 anos começou como repórter para jornais de cidades pequenas, na região de Wise County, Virgínia, EUA. Foi aí, em 1908,  que teve a oportunidade de entrevistar um dos homens mais poderosos do mundo na época, o industriário Andrew Carnegie, que ficou impressionado com Hill e resolveu lhe dar uma oportunidade única (e não remunerada, diga-se de passagem!). A tal oportunidade era conhecer e entrevistar as pessoas mais famosas e bem-sucedidas do seu tempo, mais de 500 homens e mulheres, a maioria milionários, e “descobrir” e difundir a fórmula do sucesso, que Carnegie já sabia existir (por experiência própria). Napoleon conversou e analisou pessoas como Thomas A. Edison (considerado o maior inventor de todos os tempos), Alexander Graham Bell (cientista e inventor), Henry Ford (empresário, inventor e fundador da Ford Motor Company), John D. Rockefeller (magnata do óleo e filantropo – considerado o homem mais rico de todos os tempos), King C. Gillette (inventor da lâmina de barbear)  e Theodore Roosevelt (o 26° presidente dos EUA), entre outros.

Hill foi bem-sucedido em sua pesquisa e descobriu uma fórmula, um padrão de pensamento (tudo começa com um pensamento…), comportamento e ação compartilhado por todos os seus entrevistados, que foi publicada inicialmente em 1928 como um curso, entitulado “The Law of Success” (conhecido no Brasil como “A Lei do Triunfo“). Em 1937 ele publicou o seu maior best-seller: “Pense e Enriqueça” (Think and Grow Rich), que vendeu mais de 30 milhões de cópias.

Napoleon Hill, 1937
Napoleon Hill, 1937

As ideias de Napoleon estavam tão a frente do seu tempo que ainda hoje nos chegam frescas e atuais. A esmagadora maioria dos autores modernos de auto-ajuda e crescimento pessoal, assim como palestrantes, coaches e outros profissionais,  tem Napoleon Hill como uma de suas influências principais. A grande sacada de Hill, foi saber explicar de um modo popular e acessível (para quem realmente estiver buscando, é preciso frisar) verdades muito anteriores a ele.

Portanto, numa série de 13 posts, sendo 2 publicados por semana e comentados por mim, começa hoje no Inconsciente Coletivo a maratona Napoleon Hill: sabedoria simples e  prática aplicada ao dia-a-dia, a série Mestra da Motivação.

Os vídeos seguintes, conforme vou publicando, serão listados em todos os posts da série. O primeiro vídeo, a Introdução, é similar ao vídeo já traduzido de Napoleon Hill que mencionei anteriormente, porém com algumas informações a mais. E com este post, inauguro uma nova categoria no blog: Napoleon Hill.

Pare de se iludir. Sucesso não é acidental!

+++

Introdução

O princípio de tudo: a Definição de Propósito.

É a velha e batida história (ou não é?): sem saber para onde está indo, não há como chegar

A maioria das pessoas nunca chega a lugar algum simplesmente porque não sabem aonde querem chegar! A definição de propósito nada mais é do que saber exatamente aonde quer chegar, e dessa forma, tomar as rédeas da própria vida nas mãos.

Qual é a SUA ideia de sucesso? Sucesso não é sinônimo de dinheiro e sim de realização pessoal. As pessoas normalmente confundem as duas coisas porque a realização pessoal frequentemente é recompensada com prosperidade financeira. Fazer o que!  Mas já que dinheiro costuma estar relacionado, tenha sempre em mente duas coisas:

1 – Dinheiro é consequência,

2 – Dinheiro é um amplificador do seu estado emocional e da sua atitude mental. É por isso que se diz tanto que primeiro você deve se sentir bem em seu estado atual, e depois se preocupar com dinheiro. Pessoas financeiramente inseguras “com razão” (pobres) quando conseguem enriquecer costumam se manter financeiramente inseguras, “sem razão” (avarentas). É por isso também que se diz que “dinheiro não traz felicidade”. Se o único poder que ele tem é o de amplificar o que você já tem em si, então se você é triste e frustrado sem dinheiro, certamente será mais triste e frustrado ainda com dinheiro…

Por isso, antes de tudo é preciso ter uma visão clara e objetiva daquilo que deseja. E lembrar-se de que o sucesso, em qualquer área da vida (não apenas a profissional) começa sempre na mente. Não há como ser de outro jeito.

http://www.youtube.com/watch?v=QPemlneIC4o

____________________________________

Veja também:

Segundo Princípio: A Mente Mestra

Terceiro Princípio: Andar a Milha Extra

Quarto Princípio: Fé Aplicada

Quinto Princípio: A Personalidade Agradável

Sexto Princípio: Autodisciplina

Sétimo Princípio: Atitude Mental Positiva

Oitavo Princípio: Entusiasmo

Nono Princípio – Iniciativa Pessoal

Décimo Princípio – Aprender com a Adversidade

Décimo Primeiro Princípio – Visão Criativa

Décimo Segundo Princípio – Pensar com Exatidão

Décimo Terceiro Princípio – A Força Cósmica do Hábito