Fazia tempo que não traduzia nenhuma lista, então hoje trago uma muito legal sobre os 10 sonhos mais comuns e seus respectivos significados. É claro que os significados contidos ali são básicos, obviamente que nem todos os casos irão se enquadrar nas interpretações fornecidas em cada tema da lista. Mas serve como uma ideia, uma indicação de interpretação, uma tendência.

Partindo do fato que a maioria de nós sonha (mesmo que não se lembre depois), já foi observado que os seres humanos tendem a ter sonhos com temas similares. A lista abaixo, traduzida e adaptada por mim do site ListVerse, é um top 10 dos sonhos mais recorrentes ou comuns na maioria das pessoas. Quem, em época de colégio ou faculdade, nunca sonhou que ia descalço, sem calça ou de pijamas para a aula? Ou ainda que precisava urgentemente ligar para alguém do celular, e simplesmente não conseguia discar os números certos (ou o aparelho insistia em mostrar o número errado na tela)? Ou pior, que colocava o dedo na boca e puxava um ou mais dentes, que já estavam praticamente caindo? Então. A lista de interpretações é proveniente das pequisas que a Association for the Study of Dreams (Associação para o Estudo dos Sonhos – http://www.asdreams.org/) fez sobre os sonhos mais comuns.

Vamos a ela!

+++

10 – Problemas com carro

carro voando

Nesse tipo de sonho você frequentemente está dentro ou próximo de um carro ou algum tipo de veículo que está fora de controle ou possui outros problemas que parecem insuperáveis. Por exemplo, os freios podem ter falhado, você pode ter perdido o controle da direção ou estar correndo para um despenhadeiro ou colidindo. Você pode ser tanto o motorista como o passageiro. Este é um tipo muito comum de pesadelo e ocorre com todas as pessoas – não apenas aquelas que sabem dirigir. Este sonho geralmente significa que você está se sentindo impotente com relação a alguma coisa em sua vida – ou que você está indo rumo a uma queda (metaforicamente falando).

9 – Aparelhos defeituosos

celular quebrado

No sonho com aparelhos defeituosos você está tentando operar algum equipamento mecânico que tanto falha em funcionar, ou falha em funcionar da maneira que você esperava. A grande maioria desses sonhos envolvem um telefone – tanto com problemas para discar, como perda de conexão, ou que disca o número errado. Pode envolver uma conexão à Internet perdida, ou algo manual como uma máquina emperrada ou quebrada. Este sonho comumente significa que você sente que está perdendo contato com a realidade, ou que uma parte do seu corpo ou mente não está funcionando como deveria. Também pode ocorrer quando você está se sentindo ansioso com relação a fazer uma conexão com alguma outra pessoa na vida real.

8 – Perdido ou preso

preso

Sonhar com estar perdido é muito comum e geralmente ocorre quando você está tendo conflito em decidir como reagir em uma situação da vida real. No sonho você está tentando encontrar a saída de um local – como uma floresta, ruas de uma cidade, um prédio grande ou qualquer outra estrutura tipo labirinto. Outra forma que esse sonho pode ocorrer envolve você estar preso, enterrado vivo, capturado em uma rede ou não podendo se mover por alguma outra razão. Isto é acompanhado por um sentimento de terror. Este sonho geralmente significa que você está preso na vida real – incapaz de fazer a escolha certa.

7 – Perdeu o barco ou o avião

perderkombi

Neste tipo de sonho você está correndo para pegar o ônibus, trem, avião ou outro tipo de transporte público – mas você perde – geralmente por uma fração de segundo. Ao invés de sentir medo nesse sonho, normalmente o que se sente é frustração. Este sonho também pode ocorrer de uma forma diferente, na qual você chega tarde para uma importante apresentação ou evento esportivo que deveria participar, somente para descobrir que o evento já começou. Este sonho habitualmente significa que você sente que perdeu alguma importante oportunidade na sua vida real. Ele irá ocorrer com mais frequência quando você estiver se debatendo em relação a uma decisão importante.

6 – Reprovando em um teste

badtest

Este sonho geralmente se manifesta em pessoas que estão fora da escola há um bom tempo. No sonho você é impedido de passar em um teste por uma variedade de possíveis situações. Em uma situação você descobre que é incapaz de chegar a tempo para o teste, frequentemente porque não consegue encontrar a sala do teste. Em outras versões você está despreparado (mesmo por falta de estudo) ou você não possui algum equipamento. Este sonho normalmente significa que você se sente testado de algum modo na sua vida. Você pode sentir que está despreparado para algo ou vivendo o papel errado em sua vida.

5 – Doente ou Morrendo

ill

Neste sonho, você (ou alguém próximo) está doente, machucado ou morrendo. É um sonho moderadamente comum e, não surpreende, ocorre frequentemente no início de uma doença. Além do ficar doente, este sonho pode significar que você está emocionalmente ferido ou está com medo de se machucar. O sonho pode também estar te avisando de um iminente risco físico para você ou alguém próximo. Quando é outra pessoa no sonho que morre, isso pode significar que você sente que uma parte de si mesmo ( que você vê representada por aquela pessoa) morreu. Pode também significar que você deseja que a pessoa se afaste, ou que você tem medo de perdê-la.

4 – Sendo perseguido

chased

Sonhar em ser perseguido pode ser uma experiência realmente horrorizante. Muito comumente o perseguidor é um monstro ou alguma pessoa que seja assustadora, e ocasionalmente pode ser um animal. Você pode se surpreender em saber que esse é o tema de pesadelo mais comum. O significado desses sonhos é que alguém, alguma coisa (possivelmente algo tão obscuro quanto uma emoção) está fazendo você sentir-se ameaçado. Um jeito de determinar a raiz da ameaça é perguntar a si mesmo quem ou o quê na sua vida real mais se parece com a “criatura” ou circunstância do sonho. Também vale a pena notar que algumas vezes este sonho é uma repetição de um evento real da sua vida.

3 – Dentes ruins ou sem dente

teeth-falling-dream

Sonhos com dentes são razoavelmente comuns e geralmente envolvem a descoberta de dentes extremamente deteriorados ou faltantes em sua própria boca. Algumas vezes você irá sonhar que abre a sua boca e seus dentes começam a cair. O fato de que a maioria das pessoas atualmente possui dentes razoáveis (talvez com exceção dos ingleses – uma piadinha 😉 ), não é surpreendente que nós nos sintamos tão emocionalmente perturbados por esses sonhos. Então, o que significa quando sonhamos com dentes faltando? No nível mais básico significa que estamos com medo que nos achem feios. Em um nível mais profundo, pode significar um medo ou vergonha ou uma perda de poder na vida real.

2 – Sonho com nudez

pijamanarua

Neste tipo de sonho você está num estado despido, parcialmente despido ou vestido de maneira inapropriada ( por exemplo, usando pijamas para ir ao trabalho). Ocasionalmente você é testemunha de outra pessoa que está nua enquanto você está vestido. Isto é frequentemente acompanhado por sentimentos de constrangimento e vergonha, mas ocasionalmente  por sentimento de orgulho ou liberdade. O significado desse sonho é que você está se sentindo exposto, esquisito, ou vulnerável, ou que você tem medo de ter se revelado demais (como um segredo ou um sentimento muito pessoal) em uma situação da vida real. Um fato interessante sobre esse tipo de sonho é que ele ocorre com muito mais frequência em pessoas que estão envolvidas em uma cerimônia de casamento na vida real.

1 – Cair ou afundar

falling

Todos nós já tivemos sonhos em que caímos – é um sonho tão comum, na verdade, que mitos foram criados a partir deles; o mito mais comum é, é claro, de que você irá morrer se atingir o chão no sonho. Mas é claro que isso não é verdade (imagine se fosse…). No sonho da queda nós geralmente estamos caindo pelo ar e apavorados. Ocasionalmente nós podemos estar afundando na água ( e com perigo de afogamento). Tipicamente, uma pessoa que tem esse sonho está se sentindo insegura ou sem apoio na vida real. Esses sonhos normalmente ocorrem quando você se sente oprimido na vida real e sente-se pronto para desistir. Se você teve esse sonho deve avaliar a sua atual situação e tentar localizar o problema que está oprimindo você. Lide com ele e esse sonho irá embora.