“Como todas as coisas contribuíram para o seu crescimento, você deveria incluir todas as coisas em seu agradecimento.”

(Wallace Wattles, 1860-1911)

“Reflita sobre as suas atuais bênçãos – das quais todo homem tem muitas -, não sobre suas infelicidades passadas, das quais todo homem tem algumas.”

(Charles Dickens, 1812-1870)

Recentemente a autora do über bestsellerO Segredo“, Rhonda Byrne,  lançou no mercado um novo livro, na onda do primeiro é claro, chamado “O Segredo – O livro da Gratidão“. Na verdade, não sei se “livro” é a palavra ideal para definí-lo, está mais para um caderno ou uma agenda temática, com encadernação de luxo.

O Livro da Gratidão

Mas a ideia do livro é simples. Apenas as primeiras oito páginas já estão escritas, com informações sobre a importância da gratidão para que a Lei da Atração trabalhe de acordo com o que você gostaria. A autora dá dicas de como se “sentir grato” por tudo aquilo que já tem de bom, para assim atrair mais disso (afinal, semelhante atrai semelhante). Esse é um ponto que a esmagadora maioria não só dos autores de crescimento pessoal e auto-ajuda enfatizam bastante, mas que grandes místicos e mestres também dizem ser essencial. Seja verdadeiramente grato por tudo que  tem.  O restante do livro são páginas para você preencher, e são de dois tipos: uma página dedicada a “Gratidão agora”, ou seja, para tudo aquilo que você já tem de bom e muitas vezes (para não dizer quase sempre!) esquece de agradecer, e uma página dedicada a “Intenções de Gratidão”, onde você anota tudo aquilo que ainda gostaria de melhorar.

Todas as páginas possuem alguma mensagem de gratidão, com a intenção de inspirar e sintonizar o leitor com o ato de agradecer por tudo. Apesar da ideia do livro ser muito boa, você não precisa necessariamente dele para fazer isso. Qualquer caderno, agenda ou bloco de notas já dá conta do recado. Principalmente se você não costuma se sentir grato, escrever num papel algumas coisas pelas quais gostaria de agradecer, todo dia um pouco, pode acabar se tornando um hábito. Eventualmente, você nem precisará mais escrever… 😉 Mas, para quem gostou do livro “O Segredo“, é bem provável que irá gostar de utilizar o Livro da Gratidão também. A encadernação, o acabamento do livro são caprichados; foi mantida aquela aparência de uma encadernação antiga, quase medieval e muito bonita, e o fecho é magnético.

O livro possui inclusive um hot site: http://www.euagradeco.com.br/ . O site é simples, e é voltado não só para divulgar o livro, mas também a ideia do agradecer, dessa vez utilizando o Twitter. Para quem quiser participar com algum agradecimento, o endereço é o acima. 🙂