Lei da Atração

16/06/2008

Liberdade É Responsabilidade

Mais artigos de »
Escrito por: Karina
Tags:, ,

Quanto mais responsável você é, mais livre também é. Se você pensa que liberdade é não ter responsabilidades, o que você está realmente pensando é em “libertinagem”. O único caminho para se tornar livre é pelo comprometimento consigo mesmo. E esse comprometimento só é possível em pessoas que se responsabilizam pelos seus atos. E é sobre esse assunto, o texto abaixo, de Osho, traduzido por mim. É o meu preferido…

+++

“Esta é uma das questões perenes da humanidade: a questão da liberdade e da responsabilidade. Se você é livre, você a interpreta como se agora não houvesse responsabilidade.

Há somente cem anos atrás Friedrich Nietzsche declarou: “Deus está morto, e o homem está livre. E na próxima sentença ele escreveu, “Agora você pode fazer o que quiser. Não há mais responsabilidade.”

Nesse ponto ele estava absolutamente enganado, quando não há nenhum Deus, há uma tremenda responsabilidade sobre nossos ombros. Se existe um Deus, ele pode compartilhar sua responsabilidade. Você pode jogar sua responsabilidade Nele: você pode dizer, “Foi você quem criou o mundo; foi você quem me criou deste jeito; é você quem é, finalmente, responsável, não eu. Como eu posso, enfim, ser o responsável? Eu sou apenas uma criatura, e você é o criador. Por que você colocou sementes de corrupção em mim e sementes do pecado desde o começo? Você é responsável. Eu sou livre.”

Na verdade, se não há nenhum Deus, o homem é absolutamente responsável por seus atos, porque não há nenhuma outra maneira de jogar a responsabilidade em qualquer outra pessoa. Quando eu digo para você que você é livre, eu quero dizer que você é responsável. Você não pode jogar a responsabilidade em mais ninguém, você está sozinho. E tudo o que você fizer, é você que está fazendo. Você não poderá dizer que alguém o forçou a fazer algo – porque você é livre; ninguém pode forçá-lo a nada. Porque você é livre, é sua a decisão de fazer alguma coisa ou não fazer nada.

Com a liberdade vem a responsabilidade. Liberdade é responsabilidade. Mas a mente é muito esperta, a mente interpreta isso do seu jeito: ela sempre dá ouvidos somente ao que quer ouvir. Ela vai interpretando as coisas à sua maneira. A mente nunca tenta entender o que é realmente a verdade. Ela já tomou a sua decisão.

Ouvi dizer….

“Eu sou um homem respeitável, doutor, mas ultimamente a minha vida tem se tornado intolerável por causa dos meu sentimentos de culpa e auto-recriminação.” O paciente engasgou antes de continuar. “Você vê, recentemente eu tenho sido vítima de uma vontade incontrolável de beliscar e acariciar meninas às escondidas.”

“Meu caro,” reprovou compreensivo o psiquiatra, “nós realmente devemos ajudá-lo a se livrar desse impulso impróprio. Eu consigo imaginar quão penoso…”

O paciente interrompeu em aflição, “Não é tanto do impulso que eu quero que o senhor me livre, doutor, é da culpa.”

As pessoas continuam falando sobre liberdade, mas não é liberdade o que elas querem exatamente, elas querem irresponsabilidade. Elas pedem por liberdade, mas no fundo, inconscientemente, elas pedem por irresponsabilidade, abuso de liberdade. Liberdade é maturidade; licenciosidade (abuso da liberdade) é muito imaturo. A liberdade só é possível quando você está tão integrado que você pode ter a responsabilidade de ser livre. O mundo não é livre porque as pessoas não estão amadurecidas.

Revolucionários têm feito muitas coisas ao longo dos séculos, mas tudo falha. Utópicos têm continuadamente pensado em como libertar o homem, mas ninguém se importa – porque o homem não pode ser livre a menos que ele seja integrado.

Somente um Buddha pode ser livre, um Mahavira pode ser livre, um Cristo, um Maomé pode ser livre, um Zarathustra pode ser livre, pois liberdade significa que o homem agora está consciente. Se você não está consciente então o Estado é necessário, o governo é necessário, a polícia é necessária, o tribunal é necessário. Então a liberdade tem que ser cortada de tudo. Então a liberdade existe somente como um nome; de fato ela não existe. Como pode a liberdade existir quando os governos existem? – Isto é impossível.

Mas o que fazer? Se os governos desaparecerem, somente haverá anarquia. A liberdade não virá com o desaparecimento dos governos, haverá somente anarquia. Será um Estado pior do que é agora. Seria a mais pura loucura. A polícia é necessária porque você não está alerta. Caso contrário, qual é o objetivo de se ter um policial parado num cruzamento? Se as pessoas fossem alertas, o policial poderia ser removido; teria que ser removido, pois seria desnecessário. Mas as pessoas não são conscientes.

Portanto quando eu digo ‘liberdade’, eu quero dizer responsável. Quanto mais responsável você se tornar, mais livre você será; ou, quanto mais livre você é, mais responsabilidade você terá. Então você terá que estar muito alerta quanto ao você faz, ao que você está dizendo. Até mesmo sobre os seus menores gestos inconscientes você terá que estar muito alerta – pois não há ninguém mais no seu controle, é só você. Quando eu digo para você que você é livre, eu quero dizer que você é um Deus. E isto não é licenciosidade, é tremenda disciplina.”



Sobre a Autora

Karina
Olá, Sou a editora do site InconscienteColetivo.net.






 
 

 
mascaras-da-mente

Se posso escolher, posso mudar

Nós estamos sempre fazendo exatamente aquilo que queremos fazer. SEMPRE. Estejamos conscientes disso ou não. A vida é muito diferente para aquele que já se percebeu autor, o grande responsável, e não (mais) uma vítima do...
por Karina
16

 
 
2011-2012

Grandes Pensamentos para 2012 – Vídeo!

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se ...
por Karina
13

 
 
valmiki-tb

Quem compartilhará da SUA punição?

Antes de tudo, lembrando que a palavra “pecado“,  no seu sentido original, significa “se desviar da rota“. Diz a lenda… Uma pessoa iluminada estava passando, e Valmiki, um assassino, um homem que ...
por Karina
6

 




18 Comentários


  1. karine

    oii, adoreei o texto, porém gostaria de saber de qual livro vc o retirou( é que preciso fazer um trabalho sobre liberdade, e tem que constar o livro)

    [Responda esse comentário]


  2. adorei seu texto fico maravilhoso.E eu tirei 10 no trabalho de filosofia obrigada

    [Responda esse comentário]

    anna victoria respondeu:

    @anna victoria, eu ameiiii

    [Responda esse comentário]


  3. adorei eu li amei isso”aii como eu sou bandido”

    [Responda esse comentário]


  4. Paulo Luiz Mendonça.

    Deus pode existir, mas não interfere.

    Todos nós aprendemos a agradecer a Deus todas as vezes que livramos de um perigo, temos que aprender de uma vez por todas que Deus se realmente existir não interfere em nada nos acontecimentos aqui na terra.
    Sei que irão contestar veementemente meu pensamento, mas posso mostrar muitos casos da ausência de Deus nas inúmeras dificuldades por que passou a humanidade. Poderia escrever um livro se pretendesse mostrar todas as atrocidades que houve no nosso planeta sem que Deus interferisse, mas mostrarei somente alguns casos mais graves.
    Na segunda guerra mundial, um pseudo filho de Deus religioso por sinal, conseguiu com sua maldade eliminar da face da terra 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1900 sacerdotes católicos, Deus não mexeu um dedo para diminuir o sofrimento destes infelizes que morreram no mais completo abandono. Os falsos cristãos americanos também com a Bíblia embaixo do braço dizimaram quase todos os indígenas do seu território, os quais foram abandonados a própria sorte. Sempre com a Bíblia embaixo do braço espezinharam os negros por muitos e muitos anos, estes pobres infelizes sofreram mortes e humilhações sem nenhuma interferência divina. Temos o hábito de agradecer a Deus, pelas coisas boas, porque aprendemos isso desde quando éramos crianças, sendo assim este hábito continua em nós pela vida toda, mas se fizermos uma análise bem detalhada dos acontecimentos na terra chegaremos a conclusão que Deus não interfere em nada. Questionar estes fatos não é blasfêmia é apenas sinal de coerência associada a inteligência as quais devem ser usadas na sua plenitude, sem medo do castigo de Deus.
    Paulo Luiz Mendonça

    [Responda esse comentário]


  5. Paulo Luiz Mendonça.

    Deus realmente existe?

    Quem diz que Deus não existe, está especulando sem ter certeza de nada, pois o mistério continua a nos desafiar.
    Quem diz que Deus existe também está especulando sem ter nenhuma certeza concreta, pois o mistério continua sem solução.
    A única certeza que temos é, se Deus existe realmente, isso pode até ser verdade, mas uma coisa é certa ele não interfere em nada sobre o planeta, sobre nós ou sobre todo o universo, ele não se preocupa com os acontecimentos. Os seres humanos religiosos têm por hábito atribuir a Deus todas as coisas boas que acontecem sobre a face da terra, também costumam isentá-lo de todos os maus acontecimentos, desta maneira o nome de Deus sempre está sendo engrandecido, pois segundo os religiosos ele só tem relação com coisas boas, e o pobre do diabo fica com o crédito das coisas ruins. Isso não me parece um ato de justiça.
    Existem fortes provas de que Deus se existir realmente ele não interfere em nada Exemplos: Imaginem um ônibus levando romeiros para uma cidade histórica religiosas, ou outro ônibus levando evangélicos para um encontro de evangelização, todos ali vão cantando hinos em louvor a Deus, subitamente acontece um acidente, morre uma porção deles, não é estranho, ou ainda uma igreja desaba , matando muitos religiosos, também não é um fato estranhíssimo.
    Outro exemplo, um avião cai com 100 pessoas a bordo só se salva um deles, todos dizem é milagre! Deus o salvou, e os outros que morreram será que não mereciam serem salvos. Será que eram pecadores, mas tinha crianças inocentes entre eles como fica isso. Outro caso um avião cai na selva amazônica, apenas um se salva, mas ele fica no meio da floresta enfrentando uma porção de perigos tais como: cobras venenosas, escorpiões, aranhas e muitos outros tipos de dificuldades. O sobrevivente fica ali abandonado sem água, sem alimento, sem abrigo e acaba morrendo 4 ou 5 dias depois, será que foi Deus que o salvou da queda do avião para sofrer mais 5 dias, seria melhor ter morrido na queda seria menos penoso para ele. Um caso recente No Paquistão um homem bomba explode em uma mesquita, mata 48 e fere mais de 100 pessoas, dizem que nada acontece sem o aval de Deus, mas não houve nenhum impedimento para que o terrorista abortasse seu projeto, as vitimas não tiveram nenhuma proteção. Isso prova que Deus pode até existir, mas não interfere em nada.
    Os religiosos criaram esta idéia que temos a proteção de Deus em todos os momentos de nossas vidas, mas na verdade não temos proteção alguma, nossa defesa cabe somente a nós e a mais ninguém. Sei que é difícil tirar da cabeça esta crença, pois ela está enraizado em nosso consciente e também em nosso subconsciente, a dificuldade em desacreditar que Deus nos protege é reforçada pelo medo de sermos taxado de hereges. Muitas pessoas religiosas percebem que a crença cega é um erro, mas por medo do castigo de Deus não se atrevem a questionar, guardando dentro do seu coração aquela duvida sem exteriorizá-la.

    Paulo Luiz Mendonça.

    [Responda esse comentário]


  6. nunk deixe de pulblicar vlw m ajudou muito vc é d+++++ exatamente o ki eu procurava

    [Responda esse comentário]


  7. Profa Míriam

    Muito interessante este texto! Ótimo para ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois muitas vezes os alunos confundem liberdade com libertinagem, não têm controle de seus atos ao se verem livres. Sendo assim, conscientizá-los é o nosso dever.

    [Responda esse comentário]


  8. Marina

    Adorei este site pois alem de aprender tambem podemos espressar a nossa opiniao sobre tudo!!!!
    Obrigado ajudou muito!

    [Responda esse comentário]

    rafael respondeu:

    @Marina, eu tanbem amei esse saitee

    [Responda esse comentário]


  9. toda liberdade moderada sempre e bom .em tudo temos que ter responsabilidade nunca siga nenguem so voce mesmo

    [Responda esse comentário]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>