Certamente um fenômeno curioso (partindo do pressuposto de que ninguém realmente arregaçou as mangas e se pôs a limpar/restaurar os afrescos anonimamente quando a igreja está fechada/vazia), mas ainda assim, é extremamente prematuro para chamar de “milagre”. No youtube há um vídeo feito por um visitante na igreja, que mostra mais alguns ângulos das imagens:

(coloque o vídeo para tocar a partir de 2:25 – é de onde começa a se ver os afrescos)

Provavelmente nos próximos dias serão chamados especialistas para investigar o que está promovendo a “restauração espontânea” das cores. Assim que as investigações forem publicadas, posto aqui  no Inconsciente Coletivo.

http://www.youtube.com/watch?v=CQ6UwH8mL0w

+++

Um padre ortodoxo de Skopje não hesita em classificar ocorrido de milagre

Centenas de habitantes da cidade de Skopje estão fazendo fila diante da igreja Sveti Dimitrije para ver as imagens e os afrescos que começaram a brilhar sem explicação aparente, um fenômeno que o pároco local não hesita em classificar de milagre.

“É realmente um milagre. Começou no domingo, na parte central da igreja, onde a cor dourada predomina, e o fenômeno continua”, contou o padre Dimce Malinov, acrescentando que as imagens começaram a brilhar “como se uma mão invisível as estivessem polindo”. “Primeiro aparece uma cor vermelha que se transforma em dourado. Podemos ver as imagens ficarem limpas de cima para baixo”, acrescentou.

O chefe da Igreja ortodoxa macedônia, o arcebispo Ohrid Stefan, visitou no domingo a igreja de Sveti Dimitrije, do século XVIII, para observar o fenômeno. A Igreja, contatada pela AFP, negou-se, no entanto, a comentar o evento. A ex-república iugoslava da Macedônia é um país de dois milhões de habitantes. Aproximadamente 80% da população é de religião ortodoxa.

Mais imagens:

Fonte: Veja (Com agência France-Presse)