Gandhi e sua Roca de Fiar

Gandhi e sua Roca de Fiar

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

“Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.”

“Deus não tem religião.”

“De modo suave, você pode sacudir o mundo.”


No post de hoje trago uma recomendação: o audiobook lançado pela Editora e Livraria Omnisciência, chamado, “Gandhi – O Herói da Paz“.

Gandhi - Herói da Paz

Gandhi - O Herói da Paz

O audiobook (que também foi lançado no formato livro) conta a história de Mahatma Gandhi, o homem que conseguiu libertar a Índia e praticamente dissolver muitos preconceitos (sejam eles religiosos, políticos ou raciais) tendo como única atitude a não-violência (também chamada de “desobediência civil”). Gandhi provou ser possível mudar o mundo apenas por ser o exemplo primeiro daquilo que se quer mudar. Quer paz? Seja paz. Quer amor? Seja amor. Não espere que o mundo mude para você, mude primeiro para o mundo. O resto é conseqüência da sua mudança.

Gandhi foi um homem como qualquer outro. Quando criança, tinha muitos medos. Porém levou uma vida normal, era religioso, casou-se com uma moça de sua casta (divisão de classes sociais da religião hindu – costume que depois “combateu” pois pregava preconceito). Estudou direito na Inglaterra e atuou como advogado na África do Sul. Foi lá que iniciou a sua defesa pelas minorias hindus, que acabaria se tornando a marcha de todo um povo, de um país, em nome da liberdade e justiça.

Tudo o que Gandhi conquistou em sua vida ele conseguiu sem prejudicar ninguém (pelo menos não intencionalmente). Para ele a verdade e o amor eram os maiores ideais pelos quais alguém poderia viver, e por isso, devotou sua vida a eles. Gandhi também dizia que todas as religiões são caminhos que levam ao mesmo Deus, e que todas falam da mesma verdade, mesmo que de formas diferentes. Em uma passagem do audiobook, isso é expresso de uma maneira belíssima:

“Ele (Gandhi) praticou os ensinamentos cristãos como Jesus,

utilizou as palavras do Alcorão como Maomé,

desenvolveu o auto-controle como Krishna,

teve a força de vontade de Moisés,

e atingiu a serenidade como o próprio Buddha.

Em si mesmo, Gandhi manifestou a união de todas as Religiões.”

É por isso que Gandhi foi um herói de verdade e da Verdade. Fica aqui a dica!

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."