Atendendo às várias indagações com relação ao filme e ao livro que o originou, respondo as duas principais perguntas que me foram feitas:

Onde encontrar o filme?

Bem, esse filme é uma certa raridade… procurando na net não encontrei (mas por favor, não deixem que isso limite-os de tentar procurar). Acredito que talvez possa ser encontrado à venda em locadoras especializadas ou em sebos. O canal Telecine Cult possui este filme em sua grade de programação. Uma maneira de conseguir o filme, portanto, seria a de gravá-lo da TV.

Há um livro sobre o filme? Onde encontrá-lo?

Além da Alma

Sim. Há o livro, de mesmo nome, “Freud Além da Alma“, de autoria de Jean Sartre, editora Nova Fronteira. A sinopse:

“Em 1958, o cineasta americano John Huston – já familiarizado com a obra de Sartre após montar Entre quatro paredes -, convida o autor a escrever o roteiro de um longa-metragem sobre os anos de formação do pai da psicanálise. Desse convite nasce Freud, além de alma, uma apaixonada biografia que traça a trajetória dos primeiros contatos de Freud com tratamentos neurológicos até o início do desenvolvimento da teoria psicanalítica. O livro, que reúne ainda o segundo tratamento dado ao texto, além de uma sinopse e um quadro comparativo, é o único documento que registra o trabalho de Sartre sobre Freud, uma vez que, após tantas mudanças no roteiro, Sartre não permitiu que seu nome constasse nos créditos do filme.”

Para quem tiver interesse em comprá-lo, aqui vai o link da livraria Submarino:

http://www.submarino.com.br/produto/1/108378/?franq=269293