Notícias

05/02/2009

(Existe vida inteligente em 38 mil planetas, estima cientista)

Há civilizações inteligentes fora da Terra e elas poderiam estar presentes em até quase 40 mil planetas, segundo novos cálculos feitos por Duncan Forgan, um astrofísico da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida, segundo um artigo de Forgan publicado na revista especializada International Journal of Astrobiology.

As atuais pesquisas estimam que haja pelo menos 361 civilizações inteligentes em nossa galáxia, e possivelmente 38 mil fora dela.

Mesmo que haja quase 40 mil planetas com vida, no entanto, é muito pouco provável que seja estabelecido qualquer contato com vida alienígena.

Pesquisadores apresentam estimativas de vida inteligente fora da Terra com frequência, mas é um processo quase que de adivinhação – estimativas recentes variam entre um milhão e menos de um planeta com alguma forma de vida.

“É um processo para quantificar nossa ignorância”, disse Forgan. Em seu artigo, Forgan conta que criou uma simulação de uma galáxia parecida com a nossa, permitindo que ela desenvolva sistemas solares baseados no que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar – os chamados exoplanetas.

Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes. O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.

O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.

O terceiro caso examina a possibilidade de que a vida poderia ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteroides – uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra.

Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.

Se, por um lado, a descoberta de novos planetas distantes e desconhecidos pode ajudar em uma estimativa mais precisa sobre o número de planetas semelhantes à Terra, algumas variáveis nesses cálculos continuarão sendo meras suposições.

Por exemplo, o tempo entre a formação de um planeta e o surgimento das primeiras formas de vida, ou deste momento até a existência de vida inteligente, são grandes variáveis em uma suposição geral.

Nesses casos, afirma Forgan, teremos que continuar partindo do princípio de que a Terra não é uma exceção.

“É importante nos darmos conta de que o quadro que construímos ainda está incompleto”, disse o astrofísico.

“Mesmo que existam formas de vida alienígenas, nós não necessariamente conseguiremos fazer contato com elas, e não temos nenhuma ideia de sua forma.”

“A vida em outros planetas pode ser tão variada como na Terra e não podemos prever como são as formas de vida inteligente de outros planetas, ou como elas se comportam”, conclui.

Fonte: Terra Notícias/BBC Brasil



Sobre a Autora

Karina
Olá, Sou a editora do site InconscienteColetivo.net.






 
 

 
O canadense Paul Hellyer se define como o primeiro político influente dos países desenvolvidos a atestar a existência de óvnis

Paul Hellyer: Há ETs na Terra trabalhando com os EUA, diz ex-ministro canadense

Nos últimos dias, ganhou o mundo o discurso do ex-ministro canadense Paul Hellyer a respeito de sua convicção não apenas na existência e visitação extraterrestre ao nosso planeta, mas que de fato, eles estão entre nós&...
por Karina
12

 
 
Erich Von Däniken

Erich von Däniken: “O mundo não acaba em 2012″

O jornal digital suíço Swissinfo realizou uma entrevista com o famoso autor e ufólogo (também suíço) Erich Von Däniken, mundialmente conhecido pelo seu livro “Eram os Deuses Astronautas?” A entrevista, juntam...
por Karina
10

 
 
A imagem mostra um filamento no meteorito Ivuna, da classe CI1, objeto do estudo

(Astrobiólogo diz ter encontrado evidência de vida extraterrestre)

O astrobiólogo da Nasa, Richard Hoover, afirmou ter encontrado evidências de vida extraterrestre em um meteorito, segundo estudo publicado neste sábado na revista científica Journal of Cosmology. De acordo com Hoover, ele t...
por Karina
5

 




135 Comentários


 
 

  1. tiago

    eles existem sim,eles estao bem pertinho de nos, as pessoas so acredita vendo e muitos verao logo em breve acredite si quiser, essa e a verdade, e quando acontecer si preparem,muitos hoje nesse momento zombam falam que e loucura mais nao e, eles vao aparecer na hora certa

    [Responda esse comentário]


  2. Eli. Santos

    Enquanto o ser humano não voltar os olhos para o grande poder de Deus, não estou falando do poder de Deus para com a terra, mais para com o universo em geral. nos somos fruto da esperiencia de um ser supremo que vai alem do nosso poder de imaginação. pra você ver o quanto e extraordinario e maravilhoso a vastidão do poder dele, ele vai a bilhões de ano-luz a nossa frente.
    Agora que estamos saindo da terra. ele já esta agindo a 65 bilhões de anos la fora a nossa frente.
    Nada e por acaso tudo foi e é programado por ele! DEUS.

    Tudo que pedires com fé em o nome de Jesus ele o dará. (Deus)! ele só não te concederá se for te prejudicar. porque ele sabe do teu passado, presente e futuro.

    [Responda esse comentário]

    sergio ciraulo de oliveira lima respondeu:

    @Eli. Santos, antes de vc enfatizar alguma opinão sobre o assunto, procure escrever certo (experiência e com x e não com s.
    obrigado pela atenção.

    [Responda esse comentário]


  3. Linizinha freitas

    Na minha opinião a gente eh como uma formiguinha no meio das areias da praia.. Somos seres minusculos perto do universo imenso.. E os segredos q nele contém.. O homem ñ eh capaz d desvendar tdo ao seu redor.. Mto menos explorar tdos os lugares do universo.. Naum estou aki para tirar com a cara d ninguém. Kada um tem sua opinião.. A minha eh essa.. Somos seres minusculos.. Tentando descobriri oq tem “lá fora”.. Se pararmos p/ pensar nisso.. Fikamos loukos.. + a curiosidade eh sempre despertada.. Se tem alguém melhor e + inteligente por ai.. Parábens p/ eles.. Vamos parar d cutucar o universo gente… Ninguém sabe oq tem lá fora.. E se essa curiosidade tbm eh despertada por lá.. E eles resolvem esmagar as formiguinhas?? Vamos continuar do jeito q tah antes q as coisas piorem.

    [Responda esse comentário]


  4. ze ricardo

    Nossa civilização levou 10 mil anos para sair das cavernas e chegar à Lua.E não passamos da Lua, o que ,em termos de viagem no espaço não significa nada.Pela vastidão do espaço, mesmo viajando na velocidade da luz, a probabilidade de encontrarmos outra civilização é infinitamente pequena devido às enormes distâncias e ao tempo.Em bases científicas,não existem provas concretas nem de que fomos visitados por seres extra-terrestres e tampouco de que exista um “Deus”.Mas,por incrível que possa parecer,nossa raça,que se auto-intitula”racional” tem mais facilidade de crer em mitos do que nas coisas reais.Quem sabe,um dia,quando nos livrarmos de nossos mitos e pararmos de nos matar por causa deles,nossa raça tenha paz e prosperidade para conseguir avanços tecnológicos que nos permitam fazer essas viagens? John Lennon na musica “Imagine” sugeriu que possamos um dia viver sem um “Céu” sobre nossas cabeças nem um “Inferno” abaixo de nós.Um abraço!

    [Responda esse comentário]

    Manuel Pedro Castelo Assunção Macedo respondeu:

    @ze ricardo, Boa-noite,a civilização humana,é uma eterna aprendiz, para não dizer ignorante,mas vamos aos pormenores.Existem provas concretas na BOLÍVIA e PERU de que fomos visitados por seres extra-terrestres,como desenhos de seres espaciais em grutas descobertas por meio de escavações,códigos por meio de um alfabeto que nem o ser humano consegue decifrar,desenhos de aves etc.Deus e a vida extra-terrestre,sempre existiram e ainda a humanidade não existia,nós humanos somos como os gatos dentro da biblioteca, os livros estão lá nas prateleiras mas não os sabem ler.O que civilização sabe atualmente, já eles extra-terrestres sabem á biliões de anos.A NASA sabe que existe vida para além da terra mas não divulga.O nosso planeta nem representa nada de especial,simplesmente representa pobres de espírito e ignorantes.

    [Responda esse comentário]


  5. mauro henrique santanna

    melhor nao falar

    [Responda esse comentário]


  6. EDUARDO RODRIGUES

    EXISTE VIDA INTELIGENTE SIM, NAO ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO, COM TANTAS GALAXIAS EXISTENTES, COM TANTOS SISTEMAS SOLARES, PROVAVELMENTE UM TERCEIRO PLANETA NA POSIÇAO DA TERRA, ISTO SO UM EX. PODE ACONTECER E TER VIDA COMO EM NOSSO PLANETA, PODEMOS SER SERES EM DESENVOLVIMENTO OU DESENVOLVIDO, MAS SOZINHO NESTE UNIVERSO NAO ESTAMOS MESMOS!!!

    [Responda esse comentário]


  7. concordo com vicenil,nao misturem ciencia com a biblia,ciencia e inventada pelo homen e abiblia por deus,se existe vida ?sim depois da morte,deus e o criador de tudo.

    [Responda esse comentário]


  8. na verdade ninguem sabe de nada.

    [Responda esse comentário]


  9. VICENIL CAMPOS

    Nao conheco totalmente a Biblia, mas acho um absurdo pessoas leigas comecarem misturar uma simples pergunta (sera que existe vida em outro planeta) com temas ligados a DEUS E JESUS. A existencia de vida fora da terra sera comprovada em breve por cientistas ou pelos proprios seres. Aguardem e veras; Se e que ja nao a descobriram porem, nao veio a publico.

    [Responda esse comentário]


  10. vitorluiz

    outra coisa. essa parada de que pra existir vida num planeta tem que ter agua e oxgenio isso e palhaçada podem exitir outro meio de sustenda vida.
    agua e oxgenio e para a nossa espeçi os seres humanos.
    tem lugares que o homen nunca foi entao ninguem pode fala uma coisa dessa nen eu mesmo.

    [Responda esse comentário]

    MESSYAS RHENNYK respondeu:

    EU ACHO QUE NÃO É NECESSÁRIO TER ÁGUA E OXIGENIO PAAR TER VIDA EM ALGUM OUTRO PLANETA… PODE-SE MUITO BEM OS SERES DE LÁ SER ADPTADOS PARA VIVER SEM ESTES ELEMENTOS…

    [Responda esse comentário]

    Papa Emeritus respondeu:

    @vitorluiz, você quis dizer para a vida NA TERRA. Nós humanos não somos os únicos seres vivos de nosso planeta que precisa de água e oxigênio.

    [Responda esse comentário]

    edimur respondeu:

    essa pergunta que eu gostaria de faser para um cientista.a não ser que ja pegaram algum por ai e ja saber que ele precisa de agua ai assim eles tem rasão se não e tudo balela

    [Responda esse comentário]


 
 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>