Escreva!

Escrevendo...

Para os que gostariam de começar a escrever textos de ficção, de contos à best-sellers, uma ótima notícia: 10 universidades americanas oferecem cursos gratuitos, online, com dicas, sugestões de leituras, discussões e aulas virtuais ensinando a arte de escrever bem. O único pré-requisito necessário é ter conhecimento da língua inglesa, já que os cursos estão em inglês. Em português, infelizmente, o pouco que encontrei online eram cursos pagos e de origem duvidosa. Entretanto, a formação de Bacharel em Estudos Literários, do curso superior de Letras, é voltada para quem quer ser escritor, além do que, algumas universidades oferecem pós-graduações específicas para os que gostariam de se tornar escritores profissionais. Não está tudo perdido… 😉 Mas, se você gostaria de fazer um desses cursos online e não tem conhecimentos suficientes de inglês, talvez essa seja a deixa para que você comece a pensar seriamente em aprender esse idioma. A boa notícia, é que você também pode fazer isso gratuitamente e online, pelo site da BBC Brasil. Para acessar o curso, clique aqui. Se você já tem bons conhecimentos de inglês, pode aprender outros idiomas, como espanhol, francês, alemão, grego (moderno) ou mandarim pelo site da BBC inglesa, chamado Languages. Para acessá-lo, clique aqui.

As informações sobre os cursos para escritores foram traduzidas e adaptadas do site Education Portal.

1. Massachusetts Institute of Technology (mit.edu)

O MIT oferece dúzias de cursos de escrita gratuitos pela iniciativa MIT OpenCourseWare. Os tópicos dos cursos incluem tudo: de escrever ficção, poemas e ensaios até a análise de todas as formas de literatura. Notas de aulas, vídeos, listas de leituras sugeridas e muito mais irão ajudá-lo a se tornar o escritor que você sempre quis ser. Não é necessário se registrar.

2. Utah State University (usu.edu)

O Departamento de Inglês da Universidade do Estado de Utah publicou três cursos gratuitos devotados à arte de escrever pelo programa OpenCourseWare da faculdade. Os cursos são extensivos e podem levar até 16 semanas para serem completados, se você estudar em ritmo médio. Não é necessário se registrar.

3. Open University (open.ac.uk)

A maior instituição acadêmica do Reino Unido, Open University, oferece um número de diferentes cursos para escrever pelo website OpenLearn. O currículo gratuito inclui tanto cursos de nível de graduação e pós, que estão disponíveis a todos, independente do país de origem. Não é necessário se registrar.

4. University of Utah (utah.edu)

O Departamento de Inglês da Universidade de Utah oferece cursos gratuitos para autodidatas do mundo todo. Atualmente, há somente dois cursos de escrita gratuitos. Ambos oferecem forte preparação em seus tópicos e foram construídos para iniciantes. Não é necessário se registrar.

5. Western Governors University (wgu.edu)

A Universidade Western Governors disponibilizou materiais de cursos gratuitos por uma licença de conteúdo aberta. Há vários cursos gratuitos de escrita que são cortesia do departamento de Artes Liberais da universidade. Todos os cursos são dividos em convenientes módulos autodidatas. Não é necessário se registrar.

6. Purdue University (owl.english.purdue.edu)

A Universidade Purdue colocou seu laboratório de escrita online em 1994 para oferecer um recurso de escrita para estudantes de qualquer local. Os materiais do Online Writing Lab (OWL) agora são gratuitos para todos independente da localização ou situação do estudante. O site da OWL oferece instruções de escrita, gramática e informação de uso, ajuda individual por tutores e muito mais. Não é necessário se registrar.

7. Steven Barnes’ UCLA Writing Course (lifewrite.com)

O autor de best-sellers e roteirista Steven Barnes oferece uma versão gratuita em seu website do curso de escritores que ele tem ministrado por vários anos na UCLA. O curso oferece instruções detalhadas sobre como escrever, por isso Barnes sugere completar cada parte do curso de 9 semanas em uma semana de cada vez. Todavia, o curso pode ser baixado todo de uma vez só. Não é necessário se registrar.

8. News University (newsu.org)

A News University possui um sólido programa de ensino online criado para fornecer treinamento para jornalistas. A maioria dos cursos da universidade é gratuito, especialmente aqueles que são autodirigidos. Os cursos cobrem tudo, da escrita e edição à reportagem e ética. A universidade também oferece uma newsletter, um blog e outros excelentes recursos. É necessário se registrar, mas o curso é gratuito para todos.

9. E-Zine University (ezineuniversity.com)

A E-Zine University oferece um bom número de cursos escritos pela editora Kate Schultz e outros professores visitantes. Apesar de que os cursos oferecidos pela universidade sejam mais voltados para escritores virtuais, eles podem ser de grande ajuda para praticamente qualquer escriba. Os cursos são bem curtos e não leva muito tempo para completá-los. Não é necessário se registrar.

10. Wikiversity (wikiversity.org)

A Wikiversity é um projeto de instrução ativa que encoraja as pessoas a criarem e se beneficiarem de cursos e tutoriais online. Atualmente há vários cursos para escritores que podem ser encontrados na Wikiversity. Apesar de que esses cursos variam em duração e conteúdo, há de tudo um pouco. Não é necessário se registrar.