Deepak Chopra

07/11/2008

Buda – A História de um Iluminado

Mais artigos de »
Escrito por: Karina
Tags:, , , , ,

Buda

Buda

Este não é o primeiro post em que falo sobre Buda, já havia falado sobre ele anteriormente, num post que mostrava apenas um vislumbre de sua história e sabedoria. Mas neste quero falar sobre o livro chamado Buda, A História de um Iluminado, que finalizei ontem.

A famosa história do príncipe Sidarta Gautama, que mais tarde se tornou Buda, é contada neste livro, pelo renomado autor e médico indiano, Deepak Chopra.

Apesar de ser uma ficção criada por Chopra, sobre a vida de Sidarta, a história se atém ao que se conhece sobre a vida do Buda. Sidarta foi um príncipe do reino de Sakya, nascido na cidade de Kapilavastu, fronteira entre a Índia e o Nepal. Sua mãe era a rainha Maya, e seu pai, o rei-guerreiro Suddhodana. Quando nasceu, foi profetizado que Sidarta poderia ter dois destinos: governar os quatro cantos do mundo ou governar a própria alma.

Assim que o rei ficou sabendo da profecia, se apressou em arranjar alguma maneira de fazer com que seu filho fosse um grande rei, ao contrário de um grande sábio. Então, cercou o menino somente de coisas belas e muitos prazeres, expulsando do reino tudo o que pudesse lembrar sofrimento e morte, e conseqüentemente, despertar em Sidarta a vocação monástica e mística. Porém o destino de grande sábio do menino parecia ser mais forte. E Sidarta contava com ajuda e proteção invisíveis. Assim, a profecia daquele que governa a Si-mesmo se cumpriu, e o pequeno e protegido príncipe se tornou um grande monge e Iluminado. A história, como contada por Chopra, está dividida em três momentos: Sidarta, O Príncipe; Gautama, O Monge e Buda, O Compassivo. O modo como o autor conta essa famosa história é belíssimo, com um realismo que transcende a lenda e que coloca Sidarta Gautama como um homem de carne e osso, com dúvidas e inseguranças, mas que mesmo assim, conseguiu tocar o mundo.

Nas palavras de Deepak Chopra:

“Escrevi este livro para ser uma espécie de jornada sagrada, ficcional em muitos aspectos, mas fiel em termos psicológicos ao que parece ser o caminho de alguém que busca a espiritualidade. Buda foi um mortal, como eu e você, e ainda assim alcançou a iluminação e atingiu o nível de um imortal. O milagre é que chegou lá seguindo o próprio coração, tão humano quanto o seu e o meu, e igualmente vulnerável.”

O livro traz ainda um Epílogo e um capítulo de introdução ao Budismo, muito interessante, que explica os fundamentos dessa filosofia, da maneira como ela foi criada por Buda.

Para quem se interessa pelo Budismo, ou gostaria de saber mais sobre o assunto, encontrei um documentário lindo, da mesma série de documentários de “O Hinduísmo“, que postei no início da semana aqui no blog. Neste documentário, é contado um pouco da história do Budismo, e nos permite compreender um pouco mais de sua complexa, porém realista, filosofia. O documentário está dividido em 5 partes, em Inglês com legendas em Português.

Parte 1:

Imagem de Amostra do You Tube

Parte 2:

Imagem de Amostra do You Tube

Parte 3:

Imagem de Amostra do You Tube

Parte 4:

Imagem de Amostra do You Tube

Parte 5:

Imagem de Amostra do You Tube



Sobre a Autora

Karina
Olá, Sou a editora do site InconscienteColetivo.net.






 
 

 
Os arqueólogos Robin Coningham (à esquerda) e Kosh Prasada Acharya em escavações no templo de Maya Devi

(Estudo sugere que Buda viveu dois séculos antes do que se pensava)

Evidências de uma estrutura de madeira desconhecida, escavada no local onde Buda nasceu, sugerem que o sábio pode ter vivido no século VI a.C., dois séculos antes do que se pensava, afirmaram arqueólogos nesta segunda-feir...
por Karina
3

 
 
Apenas uma janela quebrada!

Meditação no Presídio e a Teoria das Janelas Quebradas

Tente odiar com consciência… Tendo em mente que a palavra “consciência”, como é aqui empregada por Osho, e consequentemente por mim, se refere a um estado de alerta, atenção plena, de consciência no pres...
por Karina
6

 
 
simplicidade

Quem você REALMENTE pensa que é?

diz uma estória Zen: O Primeiro Ministro da Dinastia Tang era um herói nacional pelo seu sucesso tanto como homem de estado quanto como líder militar. Mas a despeito de sua fama, poder e riqueza, ele se considerava um humild...
por Karina
5

 




5 Comentários


  1. Rafael

    Os vídeos foram removidos novamente do youtube…

    [Responda esse comentário]


  2. Olá Renato, muito obrigada pelo aviso! Os links já foram arrumados. :-)

    [Responda esse comentário]


  3. Os vídeos foram removidos do youtube

    [Responda esse comentário]


  4. Olá Nando!

    Bom o documentário né? O sobre o Hinduísmo, que postei outro dia aqui no blog também é muito legal! Mas budismo é budismo… ;-)

    [Responda esse comentário]


  5. Nando Sorocaba

    Muito bom!! demorei pra assistir tudo mas valeu apena!!

    [Responda esse comentário]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>