Pedaço encontrado mede aproximadamente 140 quilômetros e teria sido construído no século II a. C.

PEQUIM – Um novo lance da Grande Muralha China foi achado na província chinesa de Henan (central), informou nesta terça-feira, 9, a agência oficial “Xinhua”.

O pedaço achado mede cerca de 140 quilômetros, dos quais 30 encontram-se em bom estado. Segundo o órgão encarregado do patrimônio cultural da província, a estrutura data do século II a. C., da era dos Estados Combatentes.

O muro em questão teria sido construído pelo Reino de Chu, um dos que, poucos anos depois, foi unificado com outros da região para a criação do primeiro império unido da China, durante a dinastia Qin.

Dos 140 quilômetros do trecho descoberto, 30 encontram-se em bom estado

Dos 140 quilômetros do trecho descoberto, 30 encontram-se em bom estado

A Grande Muralha propriamente dita foi erguida nesses anos, por ordem do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, unindo os lances que diversos reinos e tribos da região tinham construído desde o século VII a.C. para se defenderem de nômades do norte da Ásia.

Alguns dos trechos mais antigos ficam nas províncias de Henan e Hubei, centenas de quilômetros mais ao sul que as partes mais famosas e visitadas do monumento, em Pequim e em zonas próximas à atual Mongólia.

Fonte: Reuters/Estadão