Para os que não haviam tomado conhecimento da notícia, o Codex Sinaiticus, um dos mais antigos volumes contendo livros do Novo e Antigo Testamento, foi disponibilizado na web, com fotos das páginas originais.

Os manuscritos, que estão em grego, possuem mais de 1.600 anos e possuem as versões mais completas das Escrituras.

Para ver os manuscritos, basta acessar o site: http://www.codex-sinaiticu/ens.net/ . O site está em Inglês, e ainda está em construção. Segundo lá consta, a primeira parte do projeto será atualizada até Novembro deste ano, e depois em Julho de 2009.

Do site oficial:

“O Codex Sinaiticus é um dos mais importantes livros do mundo. Escrito à mão há mais de 1600 anos, o manuscrito contém a Bíblia cristã em Grego, incluindo a cópia mais antiga do Novo Testamento. O seu texto rigorosamente corrigido é de uma importância extraordinária para a história da Bíblia e o manuscrito – o mais antigo e importante livro que sobreviveu à Antigüidade – é de suprema importância para a história do livro.”

Sobre o Projeto Codex Sinaiticus:

“O projeto Codex Sinaiticus é uma colaboração internacional para reunir todo o manuscrito em formato digital e torná-lo acessível a uma audiência global pela primeira vez. Inspirando-se no conhecimento de eruditos, conservadores e curadores, o Projeto dá a todos a oportunidade de se conectar diretamente com este famoso manuscrito.”

Para acessar diretamente as páginas já escaneadas do Codex, clique aqui.