A Fonte da Juventude 2

Apesar de constar na capa um “livro 2“, este segundo livro não é uma continuação do original, resenhado logo abaixo. Este nada mais é que uma série de artigos, esclarecendo e aprofundando muitos pontos nebulosos dos ensinamentos do Coronel Bradford. Nem preciso dizer que este segundo livro é essencial para quem leu o primeiro e pretende colocar em prática os ritos tibetanos.

Mas vamos ao que interessa… este livro contém dados científicos (foram consultados vários especialistas da área da saúde) corroborando os ensinamentos do coronel. Os ritos realmente têm o poder de rejuvenescer quem os pratica com regularidade. Isso porque as posturas exigidas estimulam os chacras (segundo a filosofia tibetana), e segundo a medicina moderna, elas estimulam os órgãos produtores de hormônios. Uma ótima sacada do livro foi mostrar que a localização dos chacras equivale a localização desses órgãos. Vários médicos dão depoimentos de que praticam os ritos e recomendam aos seus clientes.  Há também artigos sobre Yoga e posturas alternativas para os Cinco Ritos, no caso de você não conseguir fazer algum deles. Essas posturas altenartivas inclusive podem ser usadas como aquecimento/preparação à prática dos ritos. Facilitam muito para quem não sente força ou flexibilidade suficientes para praticar as posturas tibetanas. E segundo os especialistas consultados, têm o mesmo efeito.

A meditação, entoação de mantras e mantrans e visualizações também são abordados. Além das explicações de como funcionam, há dicas de exercícios para relaxamento, para serem feitos depois dos ritos. A “alimentação tibetana” também tem destaque, e o livro traz muitas tabelas contendo os alimentos mais facilmente digeridos, o tempo que se deve dar entre a ingestão de um alimento e outro e o que se deve evitar. Segundo esse modelo nutricional, os laticínios deveriam de ser abolidos da dieta de jovens e adultos.

Além de tudo isso, há uma explicação sobre os vários tipos de Yoga, para que você possa escolher a que melhor serve para você, e dados sobre as organizações que colaboram para causa da libertação do Tibet. Há ainda muitos outros dados e principalmente relatos de pessoas que praticam os ritos e obtiveram inúmeros benefícios (tem de tudo, é impressionante). Para quem se interessa por saúde/bem-estar é imperdível. Para quem duvida é a prova final. Realmente imperdível.